coluna e viga

Colunas e vigas são elementos essenciais em qualquer tipo de construção, formando o esqueleto que sustentará toda a carga e movimentação da estrutura construída.
Alguns passos durante a execução destas estruturas da sua devem receber muita atenção, para que se obtenha uma estrutura coesa e resistente, que sustentará sua obra pelas próximas décadas.
Deve-se seguir o procedimento indicado na norma brasileira ABNT NBR 6118 para o procedimento de projeto de estruturas de concreto.
Durante a concretagem atentar para a distância mínima entre a superfície do concreto e a ferragem, que devem estar 3 centímetros abaixo do nível do concreto, como mostrado na figura.


Para se obter um concreto com melhor acabamento, menos bolhas de ar e com maior resistência mecânica, deve-se utilizar concreto auto-adensável, que pode ser obtido com o uso de aditivo fluidificante, BLOKGRAUTE.
Caso a forma utilizada seja metálica ou de madeira, deve-se utilizar desmoldante específico para cada material (BLOKFORMA), o uso deste tipo de material irá propiciar um melhor acabamento e também a reutilização das formas em outras etapas de concretagem.
Após as formas terem sido removidas das colunas e vigas, a etapa de acabamento final iniciará, mas para isto, é importante remover o resquício de desmoldante da superfície do corpo de concreto e chapiscar com chapisco aditivado de ADSO, para obter-se uma superfície com melhor ancoragem para o acabamento final.


ADITIVO hiperplastificante

blokgraute

ADITIVO hiperplastificante PARA GRAUTE E CONCRETO AUTO-NIVELANTE.

Concretos mais fluídos e auto-nivelantes.

DESMOLDANTE para formas de madeira

blokforma madeiras

DESMOLDANTE PARA FORMAS METÁlicas e de madeira.

Desmoldante para estruturas de concreto feitas em formas metálicas e de madeira.

ADESIVO PARA CHAPISCO

BlokFix

ADESIVO DE ALTO DESEMPENHO PARA ARGAMASSA DE CHAPISCOS DE BALDRAME.

Promove elevada aderência entre o substrato e a argamassa. Indicado para chapiscos e ponte de aderência entre contrapiso e argamassa de nivelamento.